A subversão do pecado em Nanatsu no Taizai




Durante a produção desse artigo, Nanatsu no Taizai está apenas na segunda temporada do anime e eu não acompanho o mangá.

Alerta de spoilers: leia por sua conta e risco!

   Nanatsu no Taizai é um dos grandes sucessos entre os animes shounen nos últimos anos. Escrita e desenhada por Nakaba Suzuki, o mangá recebeu adaptação muito bem recebida para as telas em 2014.
   Na história, seguimos a jornada de Elizabeth, princesa do reino de Liones, junto de Meliodas, pecado da Ira e líder dos Sete Pecados Capitais, para encontrar os outros membros do grupo que estão separados há muito tempo.

   Diferente do que se imagina, os pecados da obra são, na verdade, os heróis. Essa inversão de valores intriga a quem começa a acompanhar a obra, desejando descobrir o porque de serem chamados de "pecados".

   Na verdade, eles não são (a maioria) invenções "demoníacas". Se auto-denominam pecados pois carregam alguma característica ou ato relacionado a um pecado que defina sua personalidade nos dias de hoje.


Ambientação e as lendas arturianas


   Ciclos Arturianos é como são chamadas as lendas e histórias referentes ao famoso Rei Arthur. Segundo essas lendas, Arthur foi um líder britânico que defendeu a Grã-Bretanha das invasões saxãs. Ainda de acordo com a lenda, Arthur teria se tornado rei após retirar uma espada encravada em uma pedra.

   A história de NNT se passa em um mundo medieval com grande influência dos contos medievais. Locais como o Reino de Liones e Camelot são referências diretas aos locais existentes nas histórias arturianas. Diversos personagens também são referenciados na obra, assim como o próprio rei britânico. Além do Rei Arthur, há também Merlim -aqui representada por uma mulher. Meliodas é a interpretação do rei de Liones nos Ciclos Arturianos. Elizabeth, na versão lendária, é casada com Meliodas.


Os Dez Mandamentos

   Os Dez Mandamentos são um grupo de demônios com habilidade especiais concedidas pelo próprio Rei Demônio.

   Com o intuito de conquistar o Mundo dos Demônios, o Rei Demônio dividiu metade do seu poder, visando alcançar seu objetivo rapidamente. Porém, com medo de ter seu posto ameaçado, ao invés de ceder todo esse poder a apenas um indivíduo, dividiu em dez, sendo assim, nenhum poderia destroná-lo. Essas dez partes foram chamadas de Mandamentos.

   Aqui, novamente, há uma inversão de valores, onde os Dez Mandamentos (que são dez ordens criadas por Deus e entregues a Moisés, segundo o cristianismo e o judaísmo) são normalmente relacionadas à Deus e/ou coisas positivas e divinas, aqui são, na verdade, os vilões da história.

   Mandamento é como são chamadas a habilidades especiais de cada usuário, sendo também denominado para se referir ao próprio portador. Assim, existem dez pessoas no grupo, cada uma portando um mandamento específico (sendo possível também uma pessoa portar mais de um mandamento, caso este não possua portador).

Os mandamento são:

OBS: Níveis de poder de acordo com o anime até a segunda temporada.

Fraudrin, mandamento do altruísmo:

Assassino de Liz, encarnação anterior de Elizabeth, Fraudrin é o substituto do antigo mandamento do Altruísmo. Seu mandamento impossibilita as memórias e os sentimentos daqueles que sentem ganância ou egoísmo próximo a ele. Sua habilidade é o Full Size e inicialmente possui a força de 31.000.

Zeldris, mandamento da piedade:

Irmão mais novo de Meliodas, além de representante direto do Rei Demônio, carrega o mandamento da Piedade: aqueles que virarem as costas à ele será subjugado e tratado como traidor do Rei Demônio, além de entrarem em um estado de submissão. Sua força é de 61.000 e sua habilidade é God.

Estarossa, mandamento do amor:

Personagem extremamente relaxado e misterioso, Estarossa porta o mandamento do amor, incapacitando aqueles que sentem ódio por ele, impedindo-os de o atacar ou causar dano. Sua habilidade é o Full Counter e seu poder atual é 60.000.

Galand, mandamento da verdade:

Sua habilidade é Critical Over. Seu mandamento permite que aquels que contarem uma mentira a ele serão petrificados. Seu nível de poder atual é de 27.000.


Derieri, mandamento da pureza:

Não se sabe ainda o que faz o mandamento da pureza. Sua habilidade é o Combo Star e seu nível de poder é de 52.000.


Melascula, mandamento da fé:

Com o poder de 34.000, o mandamento da Fé, portado por Meláscula faz com que os olhos daqueles que perderem as esperanças e a fé próximo a ele sejam queimados. Sua habilidade é o Hell Gate.



Drole, mandamento da paciência:

Drole faz parte, na verdade, do clã dos Gigantes e é substituto do antigo mandamento da paciência, entretanto, ainda não se sabe o efeito desse mandamento. Su poder é de 54.000 e sua habilidade é Ground.

Grayroad, mandamento do pacifismo:

Aquele que tirar a vida de alguém próximo a ele envelhecerá até a morte, perdendo seu tempo de vida. Seu poder é de 39.000 e sua habilidade é o 
Curse.



Monspiet, mandamento da retenção:

Até agora os efeitos desse mandamento são desconhecidos. Sua habilidade é o Trick Star e seu poder é de 53.000.


Gloxinia, mandamento do repouso:

Na verdade, Gloxinia faz parte do clã das fadas, sendo o primeiro Rei das fadas. Até agora os efeitos desse mandamento são desconhecidos. Sua habilidade é o Disaster e seu poder é de 50.000.





Os Sete Pecados Capitais

   Os Sete Pecados Capitais são um grupo formado por sete criminosos acusados de assassinar o grande mestre dos cavaleiros sagrados Zaratras, sendo dissolvidos e condenados traidores do reino de Liones.

   Cada pecado possui histórias e habilidades diferentes. Ao contrário dos Dez Mandamentos, não existe um poder relacionado ao seu pecado, sendo assim, cada um assumiu pra si o título de um pecado referente a algo marcante em seu passado ou sua personalidade. Além do pecado, cada um tomou pra si o símbolo de um animal/criatura simbolizando seu título.

Nos sete pecados capitais estão:




Meliodas, o pecado da ira do dragão:
Líder dos sete pecados capitais e ex-capitão do dez mandamentos, Meliodas é o primogênito do Rei Demônio, sendo herdeiro direto de seu trono. Deixou de fazer parte dos dez mandamentos e traiu seu próprio pai após se apaixonar por uma membro do Clã das Deusas. Seu pecado foi destruir Danafor de ira após ver Liz, reencarnação da Deusa a quem se apaixonou, morta por Fraudrin. Seu tesouro sagrado é a Espada Demoníaca Lostvayne





Ban, o pecado da ganância da raposa:
Ban foi um jovem órfão criado por Zhivago, um homem-fera que costumava roubar para sobreviver, ensinando assim, os dotes do crime ao garoto. Bastante excêntrico, Ban busca uma forma de reviver Elaine, irmã de Harlequin, a quem se apaixonou. Após a morte de Elaine, assumiu o pecado da ganância por buscar a fonte da juventude da floresta das fadas.
Seu tesouro sagrado é o Bastão Divino Courechouse.





Diane, o pecado da serpente da inveja:
Membro do clã dos Gigantes, Diane foi treinada por Matron, a quem viu ser supostamente morta após receber uma flecha envenenada durante uma batalha contra humanos. Após a batalha, os cavaleiros que estavam lutando falsificam o relatório e culpam Diane do assassinato de Matrona. Graças a isso, Diane passa a ser conhecida como o pecado da inveja. Ela utiliza como tesouro sagrado o Martelo de Guerra Gideon



Merlin, o pecado da gula do javali:
Merlin é uma poderosa maga nascida em Belialuin. Grande estrategista, é provavelmente o membro mais inteligente do grupo aleém de ser extremamente fiel ao Rei Arthur. Não se sabe muito sobre ela até agora no anime. Seu tesouro sagrado é a Estrela do Amanhã Aldan.



Gowther, o pecado da cabra da luxúria:
Na verdade, Gowther não é um humano, sendo um boneco criado por um homem de mesmo nome que se inspirou na própria esposa para criá-lo, diferenciando-os apenas pela aparência masculina para que não possa se apaixonar por sua criação. Gowther não possui sentimentos, portante costuma se questionar das ações tomadas pelas pessoas. O Carco Gêmeo Herritt é seu tesouro sagrado.




King, o pecado do urso da preguiça:
Harlequin, ou simplesmente King, é o atual rei das fadas. Após matar seu amigo Helbram, que teria matado diversos humanos após vê-los arrancando as asas de seus companheiros, ele assumiu a culpa de todos os assassinatos. King age de forma muito passional, costumando fazer coisas apenas para agradar Diane, a quem ele é apaixonado. King utiliza a Lança Espiritual Chastiefol.





Escanor, o pecado do orgulho do leão:
Escanor é, provavelmente, o homem mais orgulhoso do mundo. Extremamente poderoso, sua fonte de energia é o sol, sendo assim, durante a noite seu corpo fica magro e pequeno, mudando inclusive sua personalidade. Seu amor por Merlim é tão grande que o fez criar um sol dentro de si mesmo à noite, apenas ao pensar nela. O Machado Divino Hitta é o seu tesouro sagrado.






Elizabeth Liones

   Uma das protagonistas e personagem essencial para o desenvolver da história é Elizabeth Liones.
   
   Ao ver que Liones, o reino onde vive, estava sendo ameaçado pelos cavaleiros sagrado, Elizabeth, que já imaginava que os Sete Pecados Capitais não eram culpados da morte do Mesrte Zaratras, saiu a procura deles esperando que lutassem para trazer de volta a paz ao reino.
   
   Rapidamente, Elizabeth cria uma grande afinidade com Meliodas, o capitão dos Sete Pecados Capitais.

   Apesar de não se lembrar, Elizabeth é filha adotada por Bartra, o Rei de Liones. Após a morte de Liz e a destruição de Danafor, Meliodas encontra Elizabeth, ainda bebê, e a entrega a Bartra para que a adotasse e criasse como filha.
   
   Na verdade, Elizabeth é a centésima sétima reencarnação da filha da Suprema Divindade, também chama de Elizabeth.

   Após o fim da primeira Guerra Santa, Meliodas, filho do Rei Demônio, se apaixonou por Elizabeth, filha da Suprema Divindade, e lutaram juntos contra seus próprios pais. Após serem derrotados, Meliodas recebe a maldição da imortalidade, enquanto Elizabeth recebe a maldição da reencarnação, fazendo com que morresse diversas vezes na frente de Meliodas e, logo em seguida, Reencarnasse novamente.



Considerações finais

   Nanatsu no Taizain, ou Seven Deadly Sins, é um ótimo anime de ação. As duas temporadas do anime feitas até agora são muito divertidas, além de serem dubladas -convenhamos que a dublagem da segunda temporada ficou bem inferior a primeira, pois algumas vozes foram substituídas.

   Um problema que vejo em diversos animes, é o ecchi. Isso me incomoda, pois traz a impressão de que esses animes se vendem como "um monte de peitos e bundas", já que a história não compensa. Mas Nanatsu no Taizai não precisa disso, a história é muito boa, os personagens são interessantes e intrigantes, pra quem assiste o anime, fica uma sensação de não conhecer alguns deles, como o Gowther, que muitas vezes parece um vilão, ou a Merlin, que é bem ameaçadora e poderosa, além de não sabermos o passado dela.

   Na verdade, apesar de ser bom, esse anime não é pra todo mundo. Se você procura uma história super complexa que vai te deixar pensando que não entendeu nada (tipo um Evangelion da vida) desista. Esse é mais um shounen com muita luta e peitos a toda hora.

Nenhum comentário