Viajem no tempo de Chrono Trigger




   Um dos gêneros mais difíceis de se trabalhar, seja em livros, filmes ou em games é a viagem no tempo. É impossível não haver furos ou paradoxos quando tratamos desse assunto. Não é atoa que uma obra como De Volta para o Futuro seja tão reconhecida, ela aplica esse conceito de forma excepcional.
   No mundo dos vídeo-jogos temos também uma obra igualmente reconhecida (talvez não tão famosa), mas que retrata muito bem esse conceito de maneira simples porém precisa: Chrono Trigger.

   Chrono Trigger é um jogo de j-RPG (RPG japonês) lançado no ano de 1995 para Super Nintendo, fruto de uma parceria de produtores da Squaresoft e da Enix Corporation (posteriormente, em 2003, as duas empresas se fundiriam formando a Square Enix). Dentre os produtores haviam: Hironobu Sakaguchi e Yuji Horii, produtor de Final Fantasy e diretor de Dragon Quest, respectivamente, Nobuo Uematsu, compositor da trilha sonora de vários Final Fantasy e por último e provavelmente mais famoso, Akira Toriyama, criador de Dragon Ball e ilustrador dos jogos da série Dragon Quest.

   Estava formado o Dream Team (Time dos Sonhos), que tinham como objetivo criar um jogo inovador, diferente de tudo que já existia até então.

   Foi assim que nasceu um dos maiores jogos de todos os tempos.

Alerta de spoilers: leia por sua conta e risco!


Enredo

   Tudo começa quando Crono (sem o "h" mesmo) é acordado por sua mãe, avisando que finalmente chegou o dia da Feira do Milênio, feira essa que comemora os mil anos da fundação do reino de Guardia, onde o protagonista mora.

   Ao chegar na feira, Crono esbarra com uma garota misteriosa que deixa cair seu pingente. Crono o encontra e devolve a garota, que se apresenta como Marle e pede para o acompanhar na feira.

   Após alguns momentos passeando nas barracas, Crono vai de encontro a sua amiga Lucca, uma jovem mecânica que estava expondo sua nova invenção: uma máquina de teletransporte. Logo, ela pede para que Crono entre na máquina para demonstrar seu funcionamento. Tudo ocorre como esperado, então Marle se dispõe a fazer o teste. Porém, algo dá errado e Marle desaparece, deixando apenas seu pingente. Rapidamente Lucca entende o que acontece, então pede a Crono que segure a jóia e entre no teleportador visando descobrir onde a garota foi parar.

   Após alguns acontecimentos, Crono descobre que continuava no reino de Guardia, porém no passado, mais precisamente no ano de 600 AD (seiscentos anos após a fundação do reino), então se inicia uma jornada de viagens intertemporais, conhecendo novos personagens e entrando, mesmo que de forma simplória e inocente, em assuntos como desigualdade social e feminismo, além das ideias clássicas de RPGs medievais como honra e vingança.


A desigualdade

   São doze mil anos antes da fundação do reino de Guardia, a humanidade vive em trevas. O mundo está congelado, grande parte da população está morrendo de frio e fome, vivendo em cavernas. Enquanto isso, em um lugar quente acima das nuvens está o Reino de Zeal. Reino esse que se mantém aquecido graças a uma recente descoberta: a magia. Um poder tão grandioso só podia ser usufruído por pessoas capacitadas. Liderados por uma rainha perversa que planeja extrair o poder de uma criatura adormecida com uma máquina chamada Mammon Machine, alimentada pela energia da própria filha, Schala. A rainha Zeal já foi uma governante justa, porém corrompida pelo poder de Lavos, se tornou arrogante e egoísta.


Chrono Trigger e o Cristianismo

   Muitos dizem que Chrono Trigger possui uma gama de referências à bíblia. Mas será mesmo?

   Vamos aos fatos: no jogo existem três gurus, são eles Melchior, Belthasar e Gaspar. Eles são personagens importantíssimos para a história, pois cada um deles fornece um item importante ao jogador. Melchior nos presenteia com a espada Masamune, a espada mais forte do jogo e utilizada por Frog/Sapo. Belthasar nos dá a Epoch, a máquina que utilizamos para viajar no tempo. Por fim, mas não menos importante, Gaspar, que presenteia Lucca e os outros com o Chrono Trigger, um ovo capaz de trazer Crono de volta a vida. (Explicarei melhor essa última parte depois.)

   Logo aí já vemos diversas referências, cada um deles dá um presente ao grupo, além dos nomes serem os mesmos dos Três Reis Magos presentes na bíblia, que presenteiam Jesus com um presente cada. É importante frisar que no Japão (a língua original do jogo), o nome dos três gurus não são esses, eles se chamam, na verdade, Bosch, Gasch e Hash.

   Além disso, existe também algumas referências de Jesus Cristo em Crono. O fato de que, como já havia dito, em certo ponto da história o protagonista se sacrifica para salvar os companheiros. Vale lembrar também que Crono possui uma habilidade chamada "Life", que pode reviver um aliado.

   Para saber um pouco mais sobre as referências cristãs no jogo, recomendo que leia esse artigo do Memoria Bit. Lá eles citam diversas outras semelhanças ou referências bíblicas.


Ayla e o feminismo

   Adiantando um pouco a seção de "personagens", uma personagem com um destaque um pouco diferente em relação aos RPGs japoneses da época -e mesmo até hoje, é a Ayla. Essa jovem guerreira nasceu no ano 65.000.000 BC, a "pré-história" do jogo. Líder de sua tribo e dotada de grande força física, Ayla é uma personagem que ia na contramão dos jRPGs, os quais retratavam as personagens femininas com poderes mágicos, geralmente de cura ou apenas como suporte nas batalhas.

   Ayla era diferente de tudo isso. É a única personagem que não utiliza nenhum tipo de arma e nem possui magias. Todos os seus golpes e especiais são na base da força física. Além de tudo isso, em certo momento do jogo, há um diálogo envolvendo ela, Crono e Lucca. Nesse diálogo ela diz gostar de pessoas fortes, independente se for homem ou mulher. A reação de Lucca é de espanto, deixando claro que ela não gostava "desse tipo de coisa". Apesar de ter sido censurada na versão americana do Super Nintendo, a cena que dá a entender que Ayla seja bissexual está presente tanto nas versões japonesas, quanto nas versões lançadas posteriormente do jogo.

   Novamente, se quiserem saber mais sobre o assunto recomendo esse artigo do site Valkirias. Lá, elas se aprofundam melhor sobre o tema.


Mitsuda, Uematsu e a trilha sonora perfeita

   Um jogo com tantos nomes de peso, uma história rica e tão bem trabalhada, gráficos bonitos até os dias de hoje não poderia faltar uma boa trilha sonora, não é mesmo?

   E mais que boa, a trilha de CT é linda e muito bem produzida por Yasunori Mitsuda que, na época, era apenas um iniciante na indústria de jogos mas futuramente se tornaria um compositor muito respeitado no ramo, trabalhando em mais de quarenta títulos, sendo supervisionado pelo lendário Nobuo Uematsu, um dos maiores -se não o maior compositor de trilhas sonoras de jogos de todos os tempos. Juntos fizeram um trabalho magnífico, rendendo inclusive o lançamento da trilha sonora do jogo, dividade em três discos no mesmo ano e sendo um sucesso de vendas. Em 1999, no ano em que o jogo recebia port para o PlayStation, foi lançada uma versão mais compacta em um disco da OST (Original Soundtrack).

Eis o tema principal do jogo:

                                                                                                                                                                   

Personagens


OBS: Como já falei da Ayla, vou pular a parte dela.



   Crono: Típico protagonista de jRPG: mudo. Apesar disso, não é difícil conhecer sua personalidade graças as suas expressões. Apesar de jovem, com apenas 17 anos no presente, utiliza uma Katana como arma principal, uma espada de difícil manuseio que requer anos de aprendizado. Seu elemento principal é o Light/Luz. Futuramente se casa com Marle.





   Marle: Futura esposa de Crono, Marle, cujo real nome é Nadia, é a princesa de Guardia. Ela é aquele tipo de princesa aventureira que detesta a vida real e prefere sair em aventuras. Graças a ela e seu colar que toda a trama se inicia. Possui 16 anos no presente e utiliza uma besta (crossbow) como arma principal. Ice/Gelo é o seu elemento principal.





   Lucca: Lucca é uma personificação da Bulma, de Dragon Ball, tanto em aparência, quanto em personalidade e até mesmo na inteligência. Lucca tem personalidade forte, porém não é arrogante. Apenas gosta de mostrar o quão inteligente é. Ela é uma mecânica, assim como seu pai, e quando criança viu sua mãe sofrer um acidente que a fez perder os movimentos das pernas. Graças às viagens no tempo, ela pode evitar que isso acontecesse. É a única personagem a utilizar duas armas: uma pistola e um martelo. Seu elemento é o fogo e possui 19 anos.




Robo: Robo é um... robô. Diferente dos outros de sua série, ele possui uma personalidade gentil com os humanos. Isso ocorreu graças a Lucca, que o encontrou quebrado quando estão no futuro. Lucca o conserta, tira sua maldade ao reprogramá-lo e cria um forte vínculo com ele. Ele foi originalmente construído para auxiliar os humanos em Proto Dome e seu nome real é Prometheus. Ele não pode utilizar magias, porém seus golpes a laser se assemelham ao elemento Shadow/Sombra, além de suas bombas que causam efeito parecido ao elemento Fire/Fogo. Também é capaz de usar magias de cura.

   
   Frog/Sapo: Frog é, sem dúvidas, meu personagem favorito. Ele é um típico cavaleiro medieval que, graças a um feitiço lançado por um dos capangas de Magus, foi transformado em um sapo. Aliás, seu ódio por Magus não vem em decorrência disso, mas sim pelo assassinato de seu mestre e amigo Cyrus, o Cavaleiro da Távola Quadrada. O nome real de Frog é Glenn, além disso, ele possui grande amizade com a Rainha Leene. Ele é portador da poderosa Masamune, além de utilizar espadas medievais como suas armas principais. Seu elemento é Water/Água. Ele tem cerca de 39 anos.





  Magus: Para completar os sete personagens jogáveis, temos Magus. Na verdade, ele é um personagem opcional. Em certa parte do jogo, após a morte de Crono, frog finalmente busca o acerto de contas com seu rival. Nesse momento temos duas escolhas: lutar contra Magus e derrotá-lo, ou juntar-se à ele e descobrir sobre seu passado. Ele utiliza uma foice como arma. Seu elemento é Shadow/Sombra e ele é o único que não pode fazer as chamadas "Magias Combinadas", as quais dois ou mais personagens unem seus poderes para criar um ataque novo. Seu nome de batismo é Janus e possui 30 anos.






Eras

   O jogo é sobre viagem no tempo, portanto, é mais que essencial falar sobre os momentos onde história se passa.

Pré-história - 65.000.000 BC


   É o momento mais antigo em que os personagens podem chegar. Além disso, é também a época com a maior diferença geográfica em relação ao presente. Não há separação continental, apenas um grande pedaço de terra com uma ilha. Nessa época existe uma disputa entre os humanos e os Reptites, uma raça de lagartos humanoides. Nessa disputa, é possível que o jogador opte por ajudar ou não os humanos, caso não ajude, no futuro todas as pessoas se tornam Reptites. É nessa época que conhecemos Ayla.

Antiguidade - 12.000 BC


   A Antiguidade, conhecida também como Era das Trevas, é a época onde Janus, que posteriormente seria conhecido como Magus, nasceu. É nessa época também que sua mãe, a Rainha Zeal, vive e executa seu plano com a Mammon Machine. Durante esse período, o mundo foi coberto por uma nevasca, se tornando a era do gelo. Ilhas flutuantes acima das nuvens comportam o Reino Zeal, com os Iluminados: pessoas evoluídas capazes de utilizar a magia.

Idade Média - 600 AD


   A Idade Média é a primeira era que chegamos, logo no início do jogo. Geograficamente há pouca diferença com o presente. Durante esse período, Marle é confundida com sua antepassada, fazendo as buscas pela verdadeira rainha terminarem e causando o fim de sua existência. Esse período não é tão diferente do presente, visto que ainda existem reis, cavaleiros, espadas e etc. em 1000 AD. É nessa época que conhecemos Frog e Magus (já adulto).

Presente - 1000 AD


   Esse é o período quando nasceram Crono, Lucca e Marle. Existe óbvia inspiração medieval, desde arquitetura até o fato de não haverem grandes cidades, mas sim vilas espalhadas. Além disso, existe alta tecnologia, visto as invenções de Lucca, como o robô Gato, utilizado como forma de teinamento de batalha durante a Feira do Milênio.

Dia de Lavos - 1999


   Dia de Lavos/Lavos Day, também conhecido como Apocalipse, é o período onde Lavos, a criatura espacial que se instalou na terra há milhares de anos desperta, causando grande destruição.

Futuro - 2300


   Trezentos anos após o despertar de Lavo, o planeta vive um caos. Várias cidades foram destruídas, sobrando apenas destroços e criaturas geneticamente modificadas. Grande parte da população foi dizimada, e os poucos que restaram passam fome e contraem doenças. Diversas máquinas descontroladas sobraram em meio a destroços. Uma dessas máquinas é Robo, consertado por Lucca.

Fim dos Tempos


   O Fim dos Tempos/End of Time é um tipo de limbo. É lá onde vive Gaspar, o Guru do Tempo. Responsável por manter em ordem os portais que levam as diferentes eras. Lá é possível se locomover no tempo através dos portais na sala à esquerda.




Considerações finais

   Enfim, Chrono Trigger é meu jogo favorito. Um jogo tão bem feito em todos os aspectos e que envelheceu tão bem merece ser revisitado dezenas de vezes (inclusive para conseguir todos os finais disponíveis).

   Não é atoa que esse jogo é considerado um dos melhores de todos os tempos. Personagens carismáticos, um mundo criativo que fugia do "medieval tradicional". Recomendo a qualquer fã de videogames, ainda mais de RPGs, a jogá-lo. É um experiência única.

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