Fullmetal Alchemist: Brotherhood - O valor da vida



   Full Metal Achemist: Brotherhood, é uma adaptação para anime da obra Full Metal Alchemist, escrita e ilustrada por Hiromu Arakawa publicada entre os anos de 2001 a 2010 pela editora Square Enix.
   FMAB é, na verdade, a segunda adaptação da obra. Veio para corrigir diversos erros aos quais cometiam a sua versão original (chamada apenas de Full Metal Alchemist) que, por sua vez, por conta do anime ser exibido na mesma época que o mangá, em certo ponto houve a separação do enredo, se distanciando bastante da história da obra original. Já o Brotherhood, produzido já no fim a publicação do mangá, seguiu fielmente a história e, graças a isso, muitos o consideram superior a adaptação original.

   Hiromu Arakawa, cujo seu nome real é Hiromi, escolheu seu pseudônimo escrito no gênero masculino temendo certa rejeição de sua obra por ser mulher.

Assim como a escritora J.K. Rowling, Hiromu sentiu o preconceito da indústria em relação à obras de fantasia escritas por mulheres. No caso de Hiromu, por escrever um Shounen (mangás voltados para o publico adolescente masculino), percebeu que sua obra não seria bem recebida, caso na capa houvesse um nome feminino.

Alerta de Spoilers: Leia por sua conta e risco!


Enredo

   A história se passa no início do século XX (vinte), numa ambientação Steampunk -um gênero que mistura os conhecimentos científicos pós-revolução industrial, situando-se principalmente os séculos XIX e XX, criando equipamentos modernos com base nas tecnologias da época (tais como grandes relógios movimentados por diversas engrenagens, até veículos movidos a vapor). 

   O mundo é fictício, sendo sua principal localização a cidade de Amestris, um país militarista dividido entre Norte, Sul, Leste, Oeste e a Cidade Central. Comandado por Fuhrer King Bredley, líder do exército e governante do país.

   É bem óbvia a referência à segunda grande guerra: um país militarista governado por um Fuhrer (que em alemão quer dizer "líder"), faz referência a Alemanha nazista que, assim como Amestris, utilizava seu poder militarista para atacar seus vizinhos.

   Porém, apesar de toda a discussão que há em relação ao racismo no anime (que não é o foco principal da obra, apesar de ter certa importância nas motivações de alguns personagens), as intensões do exército são relacionadas bem mais à conspirações e ao ocultismo do que o racismo evidente durante o nazismo.

   A relação religiosa também é um tema tratado na obra. Logo no começo, vemos uma cidade sendo enganada por um falso profeta. Com ideias bem niilistas, o anime trata a existência de um Deus como sendo irreal, apesar de que, na parte final, um ser se mostra ocupando tal lugar -não como sendo um Deus religioso, ou um motivo para a existência humana, mas sim sendo tratado como o próprio universo, ou seja, a própria existência.

   As ideias niilistas apresentadas no enredo vão além da questão religiosa. O valor que se dá a vida é algo importante para a história. Mesmo considerando os princípios da troca equivalente, os irmãos não medem esforços para tentar trazer sua mãe e, posteriormente, seus próprios corpos de volta. Sacrificam as próprias vidas em troca de um bem maior. A promessa de não utilizar a Pedra Filosofal para conseguir seus objetivos pessoais vem em decorrência disso. Eles não se importam em se sacrificarem por um bem maior, mas o sacrifício de todas essas vidas -necessárias para a criação da pedra- não poderia ser gasto com desejos egoístas.


A Alquimia, a troca equivalente e a Pedra Filosofal


   A alquimia é o fator mais importante do universo de Full Metal. Apesar disso, ainda é uma coisa bastante misteriosa e bastante estudada por diversos cientistas ao redor do mundo. Em alguns lugares, a Alquimia possui fundamentos religiosos, em outros, científicos, e em outros, como uma forma de aumentar o poder bélico de uma nação.

   Na alquimia existe um tabu: a transmutação humana. Para que algo seja transmutado, é necessário que outro "algo" de igual valor seja cedido. Assim, quando Edward transmuta uma lâmina de aço em seu automail, automaticamente sua prótese perde a quantidade de aço igual ao necessário para produzir essa lâmina.

Em outras palavras, para você conseguir o que quer, é necessário que pague por isso.

   Dessa forma, transmutar um humano é algo perigoso, pois nunca foi conseguido antes.

   Inicialmente utilizada em Xerxes, a Alquimia possui duas grandes vertentes. A chamada Alquimia Diastrófica, praticada em Amestris com forte intuito bélico e a Waidanshu, praticada em Xing, fortemente ligada à medicina em com intuito de produzir o elixir da vida.

  Já a pedra filosofal é um objeto bastante cobiçado pelos alquimistas. Essa pedra promete a vida eterna a quem utilizá-la. Porém, quando os irmãos Elric descobrem sua origem, com base nos estudos do Dr. Marcoh, eles desistem de procurá-las e partem em busca de um outro meio para conseguir seus corpos de volta.



Personagens

   Falar sobre os personagens de FMA é bem complicado sem dar grandes spoilers. Resumirei apenas alguns personagens que aparecem logo no início, já que personagens importantes se revelam ao decorrer da história.

Edward Elric: Conhecido como Alquimista de Alço, por, obviamente, conseguir transmutar o metal com facilidade, perdeu seu irmão e sua perna esquerda ainda quando criança ao tentar transmutar sua mãe. Logo em seguida, perdeu seu braço direito, para trazer de volta a alma de seu irmão. Aceita se tornar um "cão do exército" (apelido dado aos alquimistas membros do exército), para facilitar sua busca pela pedra filosofal e trazer seu corpo de volta.
Alfonse Elric:  Irmão mais novo de Edward, perdeu seu corpo ao tentar transmutar sua mãe. Hoje, sua alma habita uma armadura, a qual não o permite ter sensações, como temperatura, sabor, cheiro, etc. Muitas vezes, demonstra ser bastante sensível e estável, diferente de seu irmão.                                                                                                        
Winry Rockbell: Filha de dois grandes médicos, Winry é uma grande mecânica. Amiga de infância de Edward e Alfonse, demonstra um carinho imenso pelos dois. É a mecânica de confiança de Edward que, constantemente, necessita de sua ajuda para reparar seus automails (próteses mecânicas).
  Roy Mustang: Coronel do Exército, é conhecido como "O Alquimista das Chamas". Participou da guerra em Ishbal e lá conheceu importantes amigos, como Maes Hughes. Entre seus subordinados, estão: Fuery, Havoc, Falman e, sua subordinada mais fiel, Riza Hawkeye.                        







Homunculos

   Homunculos são criaturas feitas a partir do sangue de um humano. Para serem criadas, é necessário que haja uma pedra filosofal para cada homunculo. Eles, normalmente, possuem habilidades físicas sobre-humanas, além de serem quase imortais. Para matar um homunculo, é necessário que o seja feito diversas vezes, ou destruir a pedra filosofal em seu interior.
Ira: Fuhrer King Bredley, líder do exército e maior autoridade de Amestris foi, na verdade, criado para tal posto. Entre diversas crianças utilizadas em testes de laboratório, foi o único que resistiu à pedra filosofal. Apesar de ser um humano, com a injeção da pedra filosofal, se torna o homunculo da ira, extremamente forte e temido.

Luxúria: É verdadeiramente um homunculo. Possui um corpo feminino extremamente sensual e utiliza isso ao seu favor. Possui a habilidade de estender seus dedos em lâminas, podendo cortar qualquer material.

Gula: Possui uma aparência mais caricata, se distanciando um pouco dos humanos. É baixo e gordo.
Possui as habilidades de detectar o alvo pelo cheiro e, inclusive, pode engolir qualquer coisa em sua frente, por meio de uma falsa porta da verdade criada por seu pai.

Inveja: Sua aparência é de um jovem andrógino. Bastante sádico, possui a habilidade de se transformar em qualquer pessoa, podendo ludibriar seu alvo e, até mesmo, forjar o culpado de um assassinato.

Ganância: É o único homunculo que não compartilha dos desejos do "pai". Prefere trabalhar sozinho pois, como seu próprio nome sugere, ele deseja conquistar o mundo inteiro para si. Sua principal habilidade é endurecer seu corpo, de forma que seja impenetrável.

Orgulho: Aparentemente uma criança, sua forma real é de uma sombra com diversos olhos e bocas. Em sua real forma, pode se propagar rapidamente por locais iluminados, porém, se não houver luz, sua sombra não pode sair de seu recipiente -o corpo da criança.
Preguiça: Extremamente forte, é o menos inteligente dos homunculos. Sua força e sua resistência são muito maiores que as de um humano comum. Diz que tudo é "um saco" e reclama de absolutamente tudo. Possui uma velocidade muito alta, porém, por conta de seu tamanho e peso, não pode controlar a direção.




Considerações Finais

   Full Metal Alchemist: Brotherhoor não é meu anime favorito. Porém é, sem dúvida, o melhor anime que já vi. (Redundante, não?)

   Cada detalhe do enredo é colocado com muito cuidado. As falas, os personagens e até mesmo a aparência do Edward tem motivos relevantes no enredo. Nenhum personagem que aparece na trama é descartável (como acontece na maioria dos shounen, como Dragon Ball e Naruto). Todos têm sua importância para a história, mesmo que pequena.

   Outro ponto positivo é o fato do Edward não ser aquele típico protagonista de shounen: era o mais fraco de todos, porém ganha/descobre os poderes e transformações e fica mais forte que todo mundo. Ele, na verdade, é forte, porém na medida certa. Sua personalidade é bem mais trabalhada do que seus poderes em si.

   Não assistam FMAB esperando diversas lutas mega ensaiadas e destruindo metade do planeta. As lutas são pontuais e bem interessantes. Os personagens não possuem poderes absurdos, apesar de alguns serem bem mais fortes que outros.

   Desfrutem essa obra pela trama que cerca todos os personagens. No início, a história parece meio rasa, mas quando acontece o primeiro plot twist, vai se aprofundando cada vez mais.



Nenhum comentário